Blog

Parede de Drywall

Parede de Drywall – Como instalar?

07 etapas super práticas para você descobrir como é feito a instalação de uma Parede de Drywall e utilizar esse recurso nas suas reformas ou projetos.

Porque a Parede de Drywall se tornou tão popular?

Cada vez mais popular no Brasil, as construções com paredes de Drywall trabalham com um conceito de construção a seco, que tem o poder de tornar obras ou reformas mais rápidas, práticas e com menos sujeira do que o comum. 

O Drywall geralmente é composto por placas de gesso instaladas em estruturas internas de metal ou em concreto e são ótimas opções pela ampla resistência, durabilidade e facilidade de aplicação. 

A facilidade da instalação do Drywall e a sua flexibilidade permite trabalhar com diferentes tipos de projetos, mas é preciso ficar atento na hora da instalação para não deixar passar nenhum detalhe que pode virar estresse depois. 

Pensando nisso, preparamos um checklist com 07 etapas para você ficar de olho na hora de instalar a sua parede de drywall. Confira!

Etapa 01 – Demarcar as portas, janelas e outros espaços nas paredes.

Parece óbvio, mas demarcar a área onde serão fixadas as placas ajuda a desenhar e entender melhor onde será instalado o Drywall. Isso também ajuda a ajustar as medidas para fazer as adaptações necessárias conforme o projeto for caminhando.

Etapa 02 – instalação das guias para o steel frame

Após definir os espaços demarcados, é hora de instalar as guias para o steel frame onde a parede de drywall será instalada, com ajuda de uma furadeira e buchas e parafusos específicos para drywall. Importante: o espaço entre elas deve ter pelo menos 60 centímetros e o processo deve ser repetido no chão e no teto para maior firmeza.

Etapa 03 – Instalação das colunas metálicas

As colunas metálicas verticais devem ser instaladas começando em uma extremidade da parede e terminando na outra. O ideal é deixar cerca de 5 mm se a coluna encontrar o piso ou o teto. Depois, utilizando parafusos de metal, o ideal é deixar uma distância de cerca de 50 centímetros entre uma estrutura e outra, espaço onde serão fixadas as placas de drywall.

Etapa 04 – instalação do Drywall

Para o processo de instalação da parede de drywall, as placas precisam ser parafusadas de cima para baixo nas estruturas guias, com um espaço de 1 centímetro na horizontal e também no piso e teto. Para os parafusos verticais, o espaço ideal é de 25 centímetros. 

Aqui é preciso ser extremamente cauteloso para não acabar perfurando o gesso. Uma dica valiosa é manter o parafuso apenas 1 mm dentro da placa.

Etapa 05 – instalações elétrica e hidráulica 

A hora de passar fios, canos e tubulações elétricas e hidráulicas é agora. Para isso, você pode furar as placas de forma alinhada e organizada, o que futuramente irá evitar desgaste em fios e principalmente problemas com encanação. As caixas para fixação hidráulica e elétrica devem ser específicas parede de drywall, então fica atento e procure pelo material correto.

Etapa 06 – forro e Isolamento 

Para o forro interno das placas de drywall escolha a que melhor se adequa ao seu projeto, como lã de vidro ou lã mineral. Para esse processo, utilize os EPIs para evitar contato com a pele ou com o sistema respiratório.

Etapa 07 – rejunte com a massa Tecno Obras

Após terminar a instalação das placas de ambos os lados, passe a massa para Drywall Tecno Obras para obter o melhor resultado. Depois, finalize com a aplicação de uma fita microperfurada por cima e mais uma demão da massa até ficar uniforme. É importante cobrir todos os buracos e rejuntar em formato de X os espaços onde há parafusos. Agora é só esperar secar, lixar e preparar a parede de drywall para os acabamentos que você escolheu!

Agora que você já sabe tudo sobre a instalação de paredes de drywall, que tal aplicar esse recurso nos seus projetos? Lembre-se de contar com a massa Tecno Obras para obter o melhor resultado.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *