Blog

Obra Fácil – Quais as vantagens do Gesso Acartonado

Extremamente versátil, o Gesso Acartonado já é uma realidade em inúmeros tipos de obra, desde projetos que começam do zero até mesmo às mais simples reformas ou ampliações de ambientes corporativos, por exemplo.

Conhecido popularmente como drywall, o gesso acartonado é formado por uma placa de gesso e papel cartão, que quando aplicada no processo de construção é sustentada por perfis estruturais fabricados de madeira ou aço.

Gesso acartonado em paredes

O gesso acartonado, ou drywall, também conta com uma variedade ampla de tamanhos e formatos, que podem ser determinados de acordo com o tipo de obra e o resultado final desejado.

Na aplicação em paredes, os perfis estruturais podem possuir até três medidas diferentes, que são de 48 mm, 70 mm ou 90 mm, dependendo do tipo de parede que será construída, sendo as espessuras mais finas indicadas para paredes estreitas ou divisórias, e as mais grossas ideais para um maior isolamento térmico e acústico.

O que mais pode ser feito com o Gesso Acartonado?

Em ambientes internos, o gesso acartonado pode formar sancas e tetos rebaixados por exemplo, gerando um destaque muito maior para projetos de iluminação ou até mesmo para decoração de espaços.

O drywall também é um material que pode ser utilizado para criar móveis ou outros tipos de objetos de madeira. Pela excelente flexibilidade de manuseio e praticidade, é um dos materiais favoritos, por exemplo, de marceneiros que fabricam armários, guarda-roupas, estantes, nichos e outros tipos de móveis.

Quais são as vantagens do Gesso Acartonado?

  • Custo-benefício – Comparado com o custo de uma obra que inclui alvenaria, o drywall é muito mais prático e barato.
  • Leveza e praticidade – O drywall é um material extremamente leve e prático de ser instalado, tornando a obra mais rápida, limpa e sem desperdício.
  • Flexibilidade – A utilização do gesso acartonado é extremamente flexível, podendo ser cortada e adaptada para todos os tipos de acabamento, com cerâmica, pastilhas, papel de parede, tintas, tecidos e outros. Outra vantagem é o espaço embutido e planejado para instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas, tornando esse processo mais limpo e organizado.
  • Isolamento térmico, acústico e resistência ao fogo – Os diferentes tipos de forro que preenchem o gesso acartonado podem trazer diferentes tipos de características, sendo as mais importantes delas o isolamento térmico ou acústico e a resistência ao fogo.
  • Resistência a umidade – O Drywall também é impermeável, o que é excelente para evitar problemas com mofo e proliferação de bactérias e fungos que se desenvolvem em ambientes de muita umidade.

Agora que você já sabe tudo sobre drywall ou gesso acartonado, que tal testar nos seus próximos projetos?

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *